7 passos para você conquistar o primeiro emprego
11 de novembro de 2020
Começar uma carreira profissional tem grandes desafios, e o primeiro deles é conquistar o tão sonhado primeiro emprego. Na maioria das vezes, por não ter a famosa experiência, é uma árdua batalha. Atualmente as empresas buscam contratar um profissional pronto, o que não acontece com quem está em busca da primeira colocação. Mas ao terminar essa leitura, você terá algumas dicas para ajudá-lo nessa sua jornada!
Começar uma carreira profissional tem grandes desafios, e o primeiro deles é conquistar o tão sonhado primeiro emprego. Na maioria das vezes, por não ter a famosa experiência, é uma árdua batalha. Atualmente as empresas buscam contratar um profissional pronto, o que não acontece com quem está em busca da primeira colocação.
Mas ao terminar essa leitura, você terá algumas dicas para ajudá-lo nessa sua jornada!
Passo #01 – Buscar uma Qualificação
Além de você, milhares de jovens estão na busca do primeiro emprego, portanto você precisa se qualificar para que um empregador o escolha dentre outras pessoas! É onde você terá chances de se destacar dos demais.
É possível se qualificar fazendo um curso profissionalizante ou uma faculdade, ou ainda participando de algum programa que o governo incentiva as empresas a oferecer para a população, como por exemplo: “Jovem Aprendiz” ou o “Aprendiz Legal”.
Também busque fazer cursos extracurriculares, principalmente em informática e procure dominar todas as ferramentas do pacote Microsoft Office.
Passo #02 – Ter um Curriculum atualizado
Você deve estar se perguntando o que colocar em um curriculum se não tenho experiência profissional? Mesmo sem experiência, você precisa colocar as seguintes informações no seu curriculum:
· Dados pessoais: nome, endereço, telefone e e-mail;
· Objetivo: neste item você pode descrever um cargo ou uma área que você deseja trabalhar;
· Formação Acadêmica: Neste item informar o seu último grau de escolaridade, indicar a instituição, o curso e a data de conclusão;
· Cursos Extracurricular: Incluir idiomas, informática, ou outro curso relacionado ao cargo desejado, etc.;
· Experiências: Como você não possui experiência profissional, descrever trabalho voluntário, ou no mercado informal.
Passo #03 – Busque alternativas para adquirir sua primeira experiência
Como você ainda não conseguiu o seu primeiro registro na carteira profissional, busque obter experiência de outras formas, como por exemplo:
· Durante a sua graduação, busque por estágio, mesmo que não seja obrigatório para a sua formação;
· Procure por trabalho voluntários, existem ONGs que fazem até intercâmbios;
· Trabalhe como freelancer, faça um cadastro nos aplicativos ou em sites, onde as empresas contratam para projetos pontuais;
· Outras opções são os trabalhos temporários sazonais, como Páscoa, Natal, etc.;
Passo #04 – Pratique Networking
Praticar Networking é divulgar para todos os seus contatos que está à procura de uma colocação, veja algumas dicas para criar e manter o seu Networking:
· Atualize suas redes sociais, inclusive com informações profissionais;
· Interaja nas redes sociais profissionais, demonstre interesse para os outros;
· Mantenha uma postura positiva;
· Promova o seu marketing pessoal;
Passo #05 – Escolha empresas que deseja trabalhar, demonstre seu interesse
Faça uma lista de pelo menos umas 5 empresas que deseja muito trabalhar, entre no site das mesmas, e faça um cadastro que normalmente está disponível em “Trabalhe Conosco”.
Paralelamente, procure pelas empresas nas redes sociais e interaja com elas na sua rede social profissional, como por exemplo o LinkedIn, demonstrando o seu interesse, curta as publicações e comente.
Passo #06 – Conseguiu um entrevista? Prepare-se!
Muitas pessoas ficam nervosas no momento da entrevista, e acabam não falando tudo o que deviam falar para o entrevistado. Prepare-se antes, e tente ficar relaxado. Algumas perguntas são praxe em entrevistas, tais como:
· Fale-me sobre você, suas habilidades, seus pontos fracos, seus pontos fortes. Portanto já vá preparado para responder e falar sobre você;
· Por que você quer trabalhar na nossa empresa? Por esse motivo, antes de ir para a entrevista, pesquise sobre a empresa, demonstre interesse e o quanto já conhece sobre a empresa;
· Onde você se vê daqui a 5 anos? Neste ponto, o entrevistador quer saber se você tem um plano de carreira já definido, e se a vaga que você está concorrendo está dentro do seu objetivo traçado. Seja honesto;
· Qual o emprego dos seus sonhos? Mais uma questão para checar se você tem um plano de carreira, e se o seu emprego ideal está alinhado com os objetos;
· Você tem alguma pergunta? Aproveite a oportunidade para saber mais sobre a empresa, mais uma vez, demonstre interesse na companhia.
Passo #07 – Seja resiliente
Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado normal depois de forte pressão. É uma característica muito procurada pelas empesas, e o melhor é que é possível desenvolvê-la.
Portanto se a sua última entrevista não deu certo, não desista, analise e entenda qual foi o motivo por não ter dado certo, e continue com a sua busca! E comente aqui como você está se preparando para o seu Primeiro Emprego…