5 Motivos para você fazer um curso profissionalizante

Se você está passando pelo momento em que precisa escolher uma profissão ou até mesmo pensando em mudar para uma nova, uma boa sugestão que lhe dou é pensar em fazer um curso profissionalizante. Por isso, escolhi 05 motivos para você levar em consideração e escolher a melhor opção para você.

Antes de mais nada, veja resumidamente o que é um curso profissionalizante…

O que é um curso profissionalizante?

É um curso que prepara o aluno para exercer uma profissão específica, focado diretamente para o mercado de trabalho e por isso toda teoria é aplicada na prática durante o curso.

Existem 3 tipos de cursos profissionalizantes que podem ser:

· Curso livre: é um curso que não precisa de registro no MEC (Ministério da Educação e Cultura), de curta duração, oferecido para quem deseja se atualizar ou mesmo aprender sobre um assunto muito específico, normalmente não exige muitos pré-requisitos;

· Curso Técnico: necessita de um registro no MEC, normalmente é cursado junto com o ensino médio, que ao se formar, o aluno já recebe os dois diplomas juntos;

· Curso tecnólogos: é um curso de nível superior, portanto só poderá ser cursado após a conclusão do ensino médio. As disciplinas são focadas na profissão, o que reduz a duração do curso.

Agora que você já sabe o que é um curso profissionalizante, vamos aos motivos pelos quais eu acho que você deve fazê-lo:

1- Formação mais rápida

Por serem cursos focados em técnicas específicas e com duração que pode variar entre 6 meses e até 2 anos, você estará pronto para o mercado de trabalho muito mais rápido do que uma graduação tradicional, que poderá ser feita posteriormente, depois que você estiver atuando no mercado de trabalho.

E se você já atua na área escolhida, esses cursos estão constantemente se renovando para passar aos seus alunos as melhores e mais atuais técnicas da profissão, logo são uma escolha perfeita para uma atualização na sua carreira.

2- Baixo Investimento

Por ser um curso de curta duração, também é um curso de baixo investimento e mais acessível a todos, principalmente quando comparado com um curso de graduação tradicional, onde você pagará bem mais parcelas durante vários anos.

Portanto, ideal para você que tem alguma restrição de orçamentos no momento, pois como você pôde ver até agora, é uma capacitação profissional rápida, prática e mais acessível.

3- Orientação mais próxima

As turmas de um curso profissionalizante costumam ter menos alunos que um curso de graduação tradicional, dessa forma permite que o professor dedique mais atenção a cada aluno, sendo mais focada e específica, isto é, voltada ao desenvolvimento de cada um. Sem contar que as aulas são muito mais práticas do que teóricas.

4- Estudo paralelo

Se você ainda está cursando o ensino médio, pode fazer um curso profissionalizante em paralelo, desta forma quando você terminar o estudo médio, também já terá uma profissão que poderá seguir. Somente o “curso Tecnológico” não pode ser cursado em paralelo, pois a conclusão do ensino médio é pré-requisito.

5- Maior empregabilidade

Com certeza, tanto para quem está iniciando uma carreira profissional, quanto para quem está buscando uma atualização, fazer um curso profissionalizante em uma instituição de boa reputação, irá aumentar a sua empregabilidade. Pois muitos empregadores buscam diretamente nessas instituições, os profissionais que mais se descaram! Com isso você aumentará suas chances de sair empregado até mesmo antes de finalizar o seu curso.

Conclusão

Agora que você já conhece alguns benefícios que terá ao optar por um curso profissionalizante, sugiro que, após definir a área que deseja atuar, pesquise e procure pelas melhores instituições que ofereçam o curso que você escolheu, pois fará toda a diferença para a sua carreira estudar em uma escola com boa reputação.

Pronto para se matricular?